Blog

Blog

Localizar notícias:
Voltar

Saúde mental: benefícios que o convívio com pets pode trazer

Saúde mental: benefícios que o convívio com pets pode trazer

Animais de estimação são grandes companheiros. O cuidado diário dispensado a eles é retribuído com muito carinho e vários benefícios à saúde mental dos tutores. Estudos recentes já atestam que a relação com pets pode atenuar sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

Não é à toa que a procura por um pet cresceu tanto durante a pandemia, período em que o isolamento social limitou nosso contato físico com outras pessoas. Em uma época marcada pela solidão, a alegria e o bem-estar proporcionados pelo convívio com os bichinhos foram um alento.

Abaixo, listamos alguns benefícios que o convívio com os pets pode trazer na sua rotina. Confira!

Desenvolve o senso de responsabilidade

Cuidar de um bichinho de estimação é uma baita responsabilidade, concorda? Todos os dias, você precisa garantir que seu pet cresça em um ambiente saudável, oferecendo água, alimentação, higiene, conforto e, claro, muito carinho.

Isso tudo ensina sobre a importância que os seus atos têm sobre os demais. Ser tutor requer que você aprenda a tomar as melhores decisões em prol do bem-estar do seu pet, exigindo maturidade nesse processo. Para pessoas em sofrimento psíquico, essa é uma ótima maneira de encontrar um propósito para o cotidiano.

Combate a solidão

Os pets trazem benefícios à saúde mental por simplesmente oferecerem companhia aos seus tutores. Eles aliviam e evitam sentimentos intrusivos de vazio e tristeza, especialmente de pessoas que moram sozinhas e pessoas mais velhas. Além disso, trazem uma sensação de segurança, reduzindo os níveis de ansiedade.

Restaura o amor próprio e a autoconfiança

Com todo o carinho, companheirismo e brincadeiras divertidas, os pets têm o poder de promover o bem-estar dos seus cuidadores e, por consequência, potencializar a autoestima deles.

Os bichinhos oferecem amor incondicional, não julgam nossos atos e podem ser ótimos ouvintes. Tudo isso permite que cada cuidador tenha segurança para ser ele mesmo diante do seu pet, pois, independentemente da situação, ele sempre estará do seu lado. Isso promove uma forma mais gentil de lidar consigo.

Restaura o amor próprio e a autoconfiança

Os sintomas do estresse e da depressão estão relacionados à falta de iniciativa, isolamento, perda de amor próprio, entre outros. Os pets têm a capacidade de aliviar esses sintomas e promover o sentimento de bem-estar, já que estimulam a ação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de alegria.

É cientificamente comprovado que as relações de afeto, cuidado e sensibilidade que um tutor cria com seu pet aumentam a produção de serotonina e dopamina, fundamentais para o combate ao estresse e à depressão. Convenhamos que chegar em casa do trabalho e se deparar com um serzinho feliz com a sua chegada faz qualquer pessoa se sentir bem, não é mesmo?

Criar um pet, às vezes, pode parecer uma responsabilidade gigante, e de fato é. Cada tutor precisa garantir que seu bichinho tenha o melhor tratamento possível. Mas, como vimos, todo esse esforço é muito bem recompensado, trazendo benefícios, inclusive, para a saúde mental.

Além disso, você sempre pode contar com a Roval Pet para te ajudar a cuidar do seu companheiro de quatro patas! Com o auxílio de nossa equipe especializada, fica fácil  garantir a saúde e o bem-estar do seu pet. Acesse o nosso site e descubra todas as nossas soluções inovadoras!


Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Clique aqui para encontrar a loja mais próxima e converse com os nossos farmacêuticos. Ou se preferir, é só enviar uma mensagem no Fale Conosco. Acesse o nosso site e descubra todas as nossas soluções farmacêuticas inovadoras!

Também estamos nas redes sociais. Siga os nossos perfis no Instagram, no Facebook e agora também no TikTok!

Até mais!


Default Image
Por
publicado 12/09/2023 - 08h58 | última modificação 10/12/2023 - 11h38