Blog

Blog

Localizar notícias:
Voltar

Saiba como proteger seu pet durante a queima de fogos de artifício

Saiba como proteger seu pet durante a queima de fogos de artifício

Em épocas festivas, como o São João que se aproxima, eles cortam o céu com muitas luzes, cores e barulhos. Os fogos de artifícios encantam muitas pessoas, mas podem causar efeitos bastante negativos nos animais de estimação.

Isso porque os estampidos assustam bastante os bichinhos e podem ser bem prejudiciais à saúde deles. Neste post, você vai entender por que os animais são tão sensíveis ao barulho e como você pode proteger seu pet durante uma queima de fogos. Confira!

Efeitos dos fogos de artifício nos pets

Cães e gatos possuem uma capacidade auditiva até quatro vezes mais potente que a dos seres humanos. Portanto, o que é um simples ruído para nós pode ser um barulho ensurdecedor para eles.

É por isso que, em momentos de intensa zoada, eles podem apresentar sinais de estresse, ansiedade e agressividade, podendo acarretar em efeitos mais graves, como um infarto. Nos gatos, o barulho pode causar até infecções na bexiga, como a cistite.

Com o estampido dos fogos, os pets podem tentar se esconder ou fugir de casa, ocasionando acidentes. Claro que essa reação não é a regra para todos os bichinhos, por isso é importante prestar atenção aos sinais que eles apresentam quando estão com medo, como tremer muito, latir ou miar sem parar, se esconder entre as pernas dos tutores e correr para debaixo da cama.

Como acalmar o seu pet durante uma queima de fogos

Tutores de animais muito sensíveis precisam de um cuidado especial nessas ocasiões. Saiba o que fazer para ajudar seu amigo de quatro patas:

Mantenha seu animal em casa

Não leve seu pet para um local onde haverá queima de fogos. Essa dica parece óbvia, mas muita gente acaba querendo compartilhar um momento especial para si com seu bichinho e não pensa nas consequências. O ideal é que ele seja mantido em segurança até o término da queima de fogos.

Identifique seu pet

Em caso de fuga, é importante que o animal esteja devidamente identificado, com plaquinha na coleira que contenha o número de telefone e e-mail do tutor. Dessa forma, a chance de recuperar o bichinho é muito maior.

Crie um ambiente acolhedor

Mas, claro, o ideal é evitar a fuga do seu pet. Para isso, é importante fechar portas e janelas, o que também ajuda a abafar os ruídos. Escolha um cômodo, como quarto ou lavanderia, onde ele se sinta acolhido e seguro. Nada de deixá-lo em sacadas ou perto de piscinas. É importante que esse espaço contenha “esconderijos” com objetos que tenham o cheiro do tutor, além de comida, água e brinquedos.

Tente não deixar o animal sozinho

O ideal é que o pet esteja acompanhado por, pelo menos, uma pessoa na hora da queima de fogos de artifício. Caso ele passe por esse momento sozinho, pode pensar que está em perigo e tentar escapar. Porém, se o bichinho realmente precisar ficar só, é importante deixar uma TV ligada, pois a voz humana vai transmitir segurança.

Não deixe o pet preso na coleira

Deixar seu cão ou gato acorrentado na hora da queima de fogos pode causar graves acidentes, visto que uma das reações mais prováveis ao barulho é sair correndo em desespero. Assim, caso ele esteja preso, pode acabar se soltando ou se enforcando.

Acostume o seu pet a ambientes barulhentos

Uma maneira de prepará-lo previamente para o estouro de fogos de artifício é, sempre que possível, acostumá-lo a barulhos mais altos. Faça com que ele conviva com música e associe o som a petiscos e brinquedos, por exemplo. Ao ver que o pet se acostuma, aumente o volume de forma lenta e gradativa. Esse exercício pode fazê-lo enfrentar momentos de estresse com menos ansiedade.

Conheça os Petiscos Calmantes Roval Pet

Se você já sabe que o seu bichinho é mais sensível aos barulhos, um ótimo caminho é iniciar um tratamento preventivo. Aqui na Roval Pet produzimos alguns petiscos calmantes, como os Biscoitinhos e a Pasta Oral, que são feitos com ingredientes naturais e no sabor que o seu pet mais gosta. Quando utilizadas com 15 dias de antecedência, essas soluções promovem o bem-estar animal, induzem um soninho gostoso semelhante ao natural, diminuem a ansiedade e reduzem o comportamento agressivo.

Independentemente do tipo, raça, tamanho ou idade, produzimos o medicamento ideal para o seu animal, em fórmulas farmacêuticas diferenciadas para facilitar o tratamento, como biscoitinhos, pasta oral, xaropes, cremes e loções, cápsulas e muito mais. Acesse o nosso site e descubra todas as nossas so


Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Clique aqui para encontrar a loja mais próxima e converse com os nossos farmacêuticos. Ou se preferir, é só enviar uma mensagem no Fale Conosco.

Também estamos nas redes sociais. Siga os nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Até mais!


Default Image
Por
publicado 14/06/2022 - 05h44 | última modificação 31/10/2023 - 06h03