Blog

Blog

Localizar notícias:
Voltar

Novembro Azul Pet: conheça essa campanha de cuidado aos animais

Novembro Azul Pet: conheça essa campanha de cuidado aos animais

Novembro é o mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata, com ações que abordam a importância de um diagnóstico precoce para combater a doença. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o de pele. Mas sabia que a doença não atinge só os humanos?

Os pets também podem ser acometidos por ela, por isso, precisam receber os devidos cuidados. Neste post, você vai conhecer mais sobre o Novembro Azul Pet. Essa versão da campanha tem o intuito de chamar a atenção dos tutores para a saúde dos cães e gatos machos.

Continue a leitura e entenda a importância de prevenir o câncer de próstata nos animais!

Novembro Azul Pet

Primeiramente, é importante frisar que os cuidados com a saúde dos bichinhos não devem se restringir a apenas um mês do ano. Se o seu pet já tem idade avançada, a atenção deve ser ainda maior. Isso porque o aumento bilateral do tamanho da próstata, chamado de Hiperplasia Prostática Benigna, acomete quase todos os cães não castrados no avançar da idade.

Esse aumento pode levar à formação de cistos, abscessos e até neoplasia, o câncer de próstata. Como a próstata dos animais circunda a uretra, a alteração também pode atingir os órgãos vizinhos, impedindo a passagem da urina e gerando dificuldades para defecar.

Por isso, o Novembro Azul Pet conscientiza sobre a importância da castração, considerado o maior método de prevenção a todos esses males. Cerca de 90% das doenças da próstata, incluindo o câncer, podem ser evitadas com a castração ainda no primeiro ano de vida do bichinho.

Prevenção e diagnóstico

Assim como nos humanos, o câncer de próstata animal também é uma doença silenciosa. Quando diagnosticada tardiamente, pode ser fatal. Por isso, é importante fazer exames de rotina. O exame de toque retal, embora pouco comum na medicina veterinária, é um importante método de diagnóstico, que deve ser realizado com frequência a partir dos 5 anos do bichinho.

Alguns sinais podem acender um alerta de que algo não anda bem com o seu pet, como dificuldade para urinar, tenesmo (esforço sem sucesso para defecar), disquezia (defecação dolorosa), dificuldade para andar, diminuição do apetite e perda de peso. A qualquer um desses sintomas, o animal deve ser levado ao médico veterinário.

Para evitar tudo isso, como já dito, a castração de cães e gatos deve ser realizada antes da maturidade sexual do animal. Se você precisar de qualquer ajuda nos cuidados com o seu bichinho, pode contar com a gente!

A Roval Pet é uma farmácia de manipulação exclusivamente veterinária e dedicada ao bem-estar do seu pet! Independentemente do tipo, raça, tamanho ou idade, produzimos o medicamento ideal para o seu animal, em fórmulas farmacêuticas diferenciadas para facilitar o tratamento, como biscoitinhos, pasta oral, xaropes, cremes e loções, cápsulas e muito mais. Acesse o nosso site e descubra todas as nossas soluções inovadoras!


Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Clique aqui para encontrar a loja mais próxima e converse com os nossos farmacêuticos. Ou se preferir, é só enviar uma mensagem no Fale Conosco.

Também estamos nas redes sociais. Siga os nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Até mais!


Default Image
Por
publicado 30/11/2022 - 05h12 | última modificação 31/10/2023 - 06h02