Blog

Blog

Localizar notícias:
Voltar

Bola de pelo em gatos: entenda o problema e saiba como tratá-lo!

Bola de pelo em gatos: entenda o problema e saiba como tratá-lo!

Se você é tutor de gato, com certeza já ouviu falar sobre o famoso problema apelidado de bola de pelo. Essa condição é super comum nos bichanos, mas nem por isso deve ser ignorada, pois pode acarretar em graves efeitos para a saúde deles. As complicações acontecem, principalmente, quando a bolota se forma com muita frequência ou não é expelida com facilidade.

Gatos com pelos longos são mais propensos ao problema, que pode causar incômodos no sistema digestivo. Tudo isso pode ser minimizado com uma rotina de escovação, já que o hábito reduz a quantidade de pelos ingeridos. Neste texto, falamos mais sobre as bolas de pelo, seu tratamento e como é possível evitá-las. Confira!

O que são as bolas de pelo?

Chamada oficialmente de tricobezoar gástrico, a bola de pelo consiste em uma massa sólida no estômago formada por elementos que não são ingeridos pelo animal. Além dos pelos, ela contém saliva, secreções gástricas, restos de alimentos e podem levar os gatos a vômitos constantes.

Elas são causadas, principalmente, pela auto higienização dos felinos, o típico “banho de gato”. Nesse processo, a língua funciona como uma escova que remove partículas de sujeira. Porém, durante a limpeza, alguns pelos acabam se soltando e são ingeridos pelo animal, formando um acúmulo de pelos no estômago que é expelido no processo de regurgitação.

Quais são os sintomas das bolas de pelo em gatos?

Na maior parte das vezes, os felinos conseguem eliminar as bolas de pelos por meio das fezes e vômitos. O risco, portanto, ocorre quando a pelagem se acumula em excesso no intestino do animal. O tutor deve ficar de olho em alguns sintomas indicativos da situação, como:

  • Falta de apetite;
  • Cansaço e apatia;
  • Vômitos constantes;
  • Diarreia ou constipação;
  • Barriga inchada.

Em casos mais graves, os bichanos podem sofrer oclusão intestinal, que acarreta na necessidade de procedimento cirúrgico para a remoção da pelagem acumulada. Portanto, é imprescindível que o tutor, ao notar qualquer um dos sinais acima, leve imediatamente o seu pet ao veterinário.

Como prevenir as bolas de pelo?

Apesar de esperadas, as bolas de pelo podem ser evitadas com uma ajudinha do tutor. Alguns cuidados básicos podem ser tomados nesse sentido. São eles:

  • Escove seu gato uma vez ao dia: com o acessório adequado, isso ajuda a eliminar a pelagem morta e ainda vai proporcionar um bom momento para o seu bichinho. Caso seu pet seja mais arisco e não goste do carinho, tente escová-lo enquanto ele está se alimentando;
  • Mantenha seu gatinho hidratado e bem alimentado: dessa forma, o intestino do animal sempre vai funcionar bem e a pelagem estará bem cuidada, evitando a queda excessiva de pelos;
  • Cuide bem da limpeza do seu pet: mantê-lo bem cuidado e longe de parasitas, como as pulgas, é essencial, pois as picadas podem causar dermatite e aumentar a necessidade de o gato se lamber, acelerando a formação de bolas de pelo;
  • Estimule o bichano a se movimentar: as atividades físicas ajudam no funcionamento do organismo do gato, inclusive do seu intestino. Assim, as brincadeiras podem aumentar as chances de o felino expelir os pelos pelas fezes, sem grandes transtornos.

Como tratar o problema?

Como diz o ditado, prevenir é melhor do que remediar. Assim, para garantir que as bolas de pelo não causem problemas constantes ao seu gatinho, é importante oferecer a ele bons produtos para os cuidados diários, como rações e petiscos enriquecidos com fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema gastrointestinal.Afinal,quando o assunto é saúde, o seu melhor amigo merece o melhor.

A Roval Pet é uma farmácia de manipulação exclusivamente veterinária e dedicada ao bem-estar do seu bichinho! Independentemente do tipo, raça, tamanho ou idade, produzimos o medicamento ideal para o seu animal, em fórmulas farmacêuticas diferenciadas para facilitar o tratamento, como biscoitinhos, pasta oral, xaropes, cremes e loções, cápsulas e muito mais. Acesse o nosso site e descubra todas as nossas soluções inovadoras!


Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Clique aqui para encontrar a loja mais próxima e converse com os nossos farmacêuticos. Ou se preferir, é só enviar uma mensagem no Fale Conosco.

Também estamos nas redes sociais. Siga os nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Até mais!


Default Image
Por
publicado 18/07/2022 - 05h43 | última modificação 31/10/2023 - 05h44