Blog

Blog

Localizar notícias:
Voltar

5 curiosidades sobre os gatos que você vai gostar de saber

5 curiosidades sobre os gatos que você vai gostar de saber

Os gatos domésticos são animais brincalhões e companheiros, que despertam toda a nossa fofura. Não é à toa que eles estão entre os animais de estimação mais populares do mundo. Só em 2020, a população de bichanos cresceu 3,1%, superando todas as outras categorias de pets.

Se você é daqueles que não resiste ao ronronar de um gatinho, ou se quer conhecer mais sobre esses seres fascinantes, esse artigo é pra você! Selecionamos cinco curiosidades que vão relevar como o universo felino é vasto e surpreendente. Confira!

1 – Gatos são antipáticos?

Esse é um dos grandes mitos que circundam esses animais. O comportamento mais independente e fechado dos bichanos é um hábito ancestral, derivado dos tempos em que os gatos ainda não eram domesticados. Para não espantar as presas – os ratos – eles preferiam caçar sozinhos. Daí vem o aspecto mais “solitário” dos gatos.

Apesar dessa característica herdada dos antepassados, eles também sabem demonstrar afeto. Quem convive com gatinhos sabe que cada um deles tem personalidade única: uns gostam de ficar mais no seu cantinho, outros gostam de se esfregar de mansinho nos tutores pedindo carinho.

E se o pedido de mimo for diretamente na cabeça, pode ter certeza de que o gato tem muito afeto por você! Isso porque é nessa região que os felinos costumam lamber uns aos outros, em um sinal de amizade e confiança.

 

2 – Gatos marcam território

Além de uma maneira de demonstrar carinho, esfregar-se nos tutores é uma forma que os gatos têm de marcar território. Nessa prática, eles liberam um odor por meio das glândulas da face, caudas e patas.

O mesmo acontece quando os felinos fazem o famoso “pãozinho”, aquela massagem bem divertida com as patinhas. Nesse momento, eles estão dizendo “você é meu!” para o seu humano. E você, claro, vai retribuí-lo com o maior carinho do mundo!

3 – Gatos possuem mais ossos que nós

O ser humano possui 206 ossos no corpo, quantidade inferior a dos gatos, que possuem nada menos do que 230! Cerca de 10% desses ossos estão na cauda, parte do corpo responsável pela postura e pelo equilíbrio do animal. A cauda também é por onde os bichanos demonstram o seu humor.

O esqueleto desses animais é leve, porém bastante forte, o que proporciona um movimento sinuoso. A coluna não possui ligamentos e os discos intervertebrais são muito flexíveis, permitindo aquele famoso giro que o gato dá no ar para cair em pé. Outra curiosidade da anatomia felina é que eles não têm clavículas, permitindo-lhes se espremer em qualquer espaço por onde passe a cabeça.

4 – Gatos dormem 2/3 da vida

Você que ama gatos já deve ter percebido que eles passam a maior parte do dia tirando uma soneca, certo? Eles podem dormir entre 16 e 18 horas por dia, o equivalente a 2/3 do tempo. Isso significa que, em 9 anos de vida, eles passam apenas 3 anos acordados.

Os cochilos podem ser divididos ao longo do dia, e os bichanos mais velhos, comumente, dormem mais. O sono profundo e duradouro permite a restauração metabólica dos gatos, que por serem caçadores natos, gastam bastante energia. Apesar de dorminhocos, eles têm a capacidade de despertar em estado de alerta imediato, caso seja necessário.

5 – Gatos saltam até 5 vezes a sua altura

Que os gatos são exímios saltadores você já sabe. A novidade é que eles conseguem saltar até 5 vezes a sua altura num único movimento. Isso significa que eles podem pular de alturas entre 1,8 e 2,5 metros. Por isso, eles precisam de locais seguros e muita atenção para não se machucarem feio.

A boa notícia é que, mesmo em risco, eles conseguem criar uma efeitos de paraquedas quando caem, chamado de reflexo de endireitamento. Os olhos, os órgãos e o ouvido interno dizem ao gato onde é que ele está no espaço, para que consiga aterrissar em pé. Para isso, eles esticam as pernas e abrem bem as patas, absorvendo o impacto.

Conheça a Roval Pet

Quando o assunto é saúde, o seu melhor amigo merece o melhor. A Roval Pet é uma farmácia de manipulação exclusivamente veterinária e dedicada ao bem-estar do seu bichinho!

Independentemente do tipo, raça, tamanho ou idade, produzimos o medicamento ideal para o seu animal, em fórmulas farmacêuticas diferenciadas para facilitar o tratamento, como biscoitinhos, pasta oral, xaropes, cremes e loções, cápsulas e muito mais. Acesse o nosso site e descubra todas as nossas soluções inovadoras!


Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Clique aqui para encontrar a loja mais próxima e converse com os nossos farmacêuticos. Ou se preferir, é só enviar uma mensagem no Fale Conosco.

Também estamos nas redes sociais. Siga os nossos perfis no Instagram e no Facebook!


Tags:
Default Image
Por
publicado 19/05/2022 - 05h45 | última modificação 31/10/2023 - 06h03